Shakira

INFORMATION

Genres : Pop, Pop/Rock, Dance

Shakira nasceu na Colômbia, na cidade de Barranquilla, em 2 de Fevereiro de 1977. Aos quatro anos de idade começou a ter aulas de dança árabe e começou a mostrar seus dotes para música aos oito anos, quando escreveu sua primeira canção. Dois anos mais tarde, saiu vencedora em vários concursos regionais em seu país. O primeiro disco – Magia – foi lançado aos 13 e trazia uma compilação de músicas escritas por ela entre os oito e dez anos. Mesmo desclassificada do Festival Oti, da Espanha (a idade mínima era de 16 anos e Shakira, na época, tinha 15), ela não se abalou e aproveitou para gravar o segundo CD, Peligro. Em seguida, veio Pies Descalzos que, por conta do reconhecimento internacional, a levou a uma turnê de dois anos pela América Latina e Estados Unidos.

Pies Descalzos foi lançado em 1996 e marcou sua carreira como primeiro álbum a alcançar notoriedade internacional. O disco vendeu 800 mil cópias só no Brasil e lançou a cantora para o mundo. O disco seguinte, Dónde Están Los Ladrones?, em 1998, produzido por Shakira e com produção executiva de Emilio Estefan, posicionou-a no mundo pop com uma força avassaladora do pop-rock latino com discos de platina nos Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Chile, América Central, México e Espanha. Ela ainda foi premiada com um Grammy e dois Grammys Latinos pelo disco.

A cantora lançou em 2000 o projeto MTV Unplugged e o sucesso foi novamente absoluto. Shakira recebeu o Grammy de melhor disco do ano e vendeu quase um milhão e meio de cópias desse projeto no mundo todo.

Laundry Service, de 2001, foi seu primeiro disco cantado em inglês. O álbum celebrou sua versatilidade como cantora e compositora, desde a inspiração do tango em “Objection” às melodias de “The One”, ou o pop-rock mais cru de “Whenever Wherever”. Transmitindo sua sensibilidade latina para outra língua com perfeição, Laundry Service vendeu mais de 13 milhões de cópias no mundo e as canções chegaram às alturas nas paradas pop.

Alcançando a marca respeitável de mais de 25 milhões de discos vendidos, Shakira lançou seu novo trabalho em 2005 em duas etapas. As canções foram lançadas em datas e álbuns diferentes, porém compondo um único projeto. Fijación Oral – volume 1 foi lançado em junho. Já o álbum em inglês Oral Fixation – volume 2 saiu em novembro do mesmo ano. O primeiro single do disco, “La Tortura”, conta com a participação especial de Alejandro Sanz.

Sangue latino, descendência libanesa, talento e a certeza da vocação precoces fizeram de Shakira, desde muito cedo, uma estrela incontestável. Cidadã do mundo e da música.

Fonte: site Sony BMG

ARTIST PHOTO